terça-feira, 24 de maio de 2011

Semana Acadêmica - Dia 23/05

Falai pessoal tudo bem ?
Ontem começou a Semana Acadêmica aqui na Universidade Federal de Lavras e tivemos vários cursos e palestras disponíveis dos mais variados temas. Felizmente , dessa vez consegui  me inscrever em vários cursos interessantes , o contrário do evento passado que havia poucas vagas e o pessoa ficava esperando horas para se inscrever(não tenho paciência).A principal atração dessa segunda feira foi a empresa ThoughtWorks , uma multi-nacional com sede em Porto Alegre e que se dispôs a mandar seus funcionários para dar palestras e mini cursos aqui em Lavras (é muito boa vontade).

Primeiramente tivemos a palestra "Agile , more than just writing code", ministrada por Amit Kaul. Abaixo segue a descrição da palestra:

"We often think of Agile best practices as tools for writing great software, however at ThoughtWorks we use similar concepts and tools to manage our business. This session will cover how we implement Agile best practices and concepts within various areas of our business including Recruiting, Finance, People Management and Team Design, Facilities, Operations, and more! We will also take a look into ThroughtWorks Brasil and discuss how an open-space environment is the key ingredient to foster innovation and collaboration."   


A palestra foi muito interessante e aprendemos principalmente sobre a disciplina que os métodos ágeis criam em seus adeptos. Vimos também a importância do trabalho em equipe e como metodos como o Scrum , XP e vários outros existentes usam esse ponto a nosso favor, já que sempre se trabalha em pares.

Logo após a palestra foi "Usando linguagens a seu favor", ministradas por Vinicius Gomes e Mozair do Carmo Junior, ambos ThoughtWorkers.

"Nesta palestra vamos discutir a importância de se escrever código legível em times de desenvolvimento de software ou em qualquer outro ambiente colaborativo. Abordaremos algumas práticas e técnicas comuns para produzir código testável e legível, entre elas, destacaremos: refatoração, domain driven design, test driven design, padrões de implementação, domain specific languages. O objetivo desta apresentação é trazer aos espectadores uma visão geral e um conjunto de boas práticas que possa ajudá-lo a desenvolver software com maior qualidade." 


Palestra muito interessante também, recebemos várias dicas sobre como melhorar nossos códigos e torna-los mais fáceis de entender,já que hoje em dia os maiores custos em softwares se referem a manutenção dos mesmos, o que torna escrever um código limpo extremamente necessário.

Por ultimo e não menos interessante houve um Coding Dojo na linguagem C# , ministrada por Ananth Subrahmanya ,Vinicius Gomes e Mozair do Carmo Junior. Não há uma descrição do evento em si , deve-se somente saber o que é um dojo. Como esse foi meu primeiro não posso dizer-lhes se foi bom ou ruin tecnicamente , mas pessoalmente achei interessantíssimo pois faz com que as pessoas interajam por um objetivo comum, sempre buscando aprender mais sobre a linguagem. O pessoal que ministrou a palestra ajudou bastante , nos deu idéias e também dicas de implementação.

Não posso deixar de dizer claro sobre o contato direto com pessoas que falavam o inglês fluente , o que é muito bom para quem quer aprimorar a fluência na lingua. A primeira palestra e o dojo foram totalmente ministradas na língua norte-americana e fiquei muito feliz por entender 95% daquilo que foi dito.

É isso ai pessoal, quem se interessou procure saber mais sobre a thoughtworks e seus programas , garanto que não vão se arrepender. Um grande abraço a todos.

3 comentários:

  1. Atualizei aqui, tinha escrito o nome da empresa errado no link.
    Sorry

    ResponderExcluir
  2. Oi Vinicius, o nome do Goose, na verdade e' Ananth Subrahmanya :)

    Otimo post, valeu :)

    ResponderExcluir
  3. **Corrigido**
    Desculpe, não sabia dai fui pelo twitter hehe.
    Obrigado!

    ResponderExcluir